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Arquitetos: Office of Mcfarlane Biggar Architects + Designers Inc.; Office of Mcfarlane Biggar Architects + Designers Inc.
- Área: 7400 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Ed White, Ema Peter, Latreille-Delage
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Fabricantes: Garibaldi Glass, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. A livraria recém-renformada e ampliada no campus principal da Universidade de British Columbia (UBC) é a prova de que as intervenções de arquitetura simples podem ter grandes efeitos. O que começou como uma iniciativa para melhorar a visibilidade e os serviços da livraria foi além destas medidas, e transformou a livraria em um local de encontro vibrante que revigorou a loja e seus arredores mais amplos, suportando o bem-estar geral dos alunos.
A equipe do projeto começou empurrando o perímetro da loja para fora, envolvendo a fachada de concreto com uma pele de vidro de alta performance, que converteu a livraria de uma fortaleza a uma caixa de vidro luminosa, que tanto eleva a experiência comercial e melhora a segurança do campus, criando conexões visuais com o pátio adjacente e as ruas.
Com esta caixa, os arquitetos foram capazes de abrir os espaços internos introspectivas e resolver o layout previamente complicado. Os espaços adicionados, uma nova loja de conveniência, um café e uma variedade de espaços flexíveis agora incentivam a troca informal. O café e loja de conveniência espalham-se em um pátio com bastante verde. Um mezanino envidraçado sobre o café e o novo espaço da livraria oferece aos alunos um lugar para relaxar, manter discussões improvisadas, estudo independente ou organizar pequenos encontros. Sua posição elevada cria oportunidades ótimas para observar as pessoas e acrescenta mais olhos à rua. Para trazer mais luz natural para o interior da caixa de vidro, a equipe de arquitetos adicionou um conjunto de escadas abertas que leva até o porão. Os degraus de concreto com assentos de madeira integrados calorosamente convida os alunos a explorar as áreas da livraria, ao mesmo tempo que oferece um local de estar, ou assentos para palestras e concertos.
Ao renovar a livraria em todos os níveis de detalhes, os arquitetos acabaram por desenvolver uma nova marca derivada da essência da loja: o livro. Eles criaram um novo logotipo composto de formas coloridas e geométricas que, abstratamente, retratam livros abertos reunidos sob a forma de uma pequena letra "b". Ao atribuir cada forma a uma cor que representa um dos departamentos da loja, foi criada uma linguagem gráfica unificada para o sistema de sinalização, vitrines e embalagens.
Para envolver a comunidade no re-desenvolvimento da livraria e no seu 95º aniversário, os arquitetos convidados, professores, estudantes, administradores e visitantes da UBC foram convidados a nomear seus livros favoritos. Eles criaram uma vitrine composta da primeira frase da página 95 de cada livro. A luz solar passa por esta vitrine através das palavras soltas, fazendo um jogo de luz e sombra no interior.